invisible invisible invisible invisible invisible invisible invisible invisible invisible invisible

a agoirar desde 2004

Busca    |    Arquivo    |    Temas    |    Ligações    |    Mediateca    |    Sobre o blog    |    RSS      |    Gosta?

sábado, 18 de junho de 2011

Ícones duma época de sonhos desfeitos

Adore-se ou deteste-se, a maior ilha das Caraíbas é um país especial. Desde a Revolução de Fidel Castro e Che Guevara que Cuba sobrevive à ira do poderoso vizinho do Norte, inicialmente protegida pela URSS, depois quase fora do mundo, num planeta de paradoxos e contrastes. Independentemente das razões históricas e políticas deste isolamento, há algo de notável, que a cada esquina salta à vista do turista: a tremenda capacidade de sobrevivência e o engenho dos cubanos. Tudo é escasso, o que implica que tudo é valioso. Tudo é racionado e nada pode ser desperdiçado. Isto para chegar, como já viram, aos automóves.


Um Plymouth descansa em Havana. Creio que este modelo norte-americano começou a ser produzido no final dos anos 40.

O estafado parque automóvel cubano, na sua maioria, data dos anos 50 e 60. Elegantes espécimes de Ford, Buick, Pontiac, Plymouth, Chevrolet ou Cadillac, os yank tanks, alguns verdadeiros carros de luxo antes da revolução, coexistem agora ruidosa e esforçadamente com os mais rectilíneos e proletários Lada soviéticos ou os Trabant da Alemanha de Leste. Um milagre de longevidade, cujo mérito certamente pertence, em grande parte, aos mecânicos cubanos, bem formados, extremamente poupados e... desenrascados. Basta imaginar, por exemplo, que o belíssimo Plymouth amarelo da foto acima terá, provavelmente, um motor russo!


Perspectiva. Um cintilante carro vermelho visto detrás das grades. Alguém conhece a marca e o modelo?

Mais tarde ou mais cedo, se calhar até mais cedo do que seria de esperar, a inevitável abertura de Cuba acabará por provocar o desaparecimento destas jóias ambulantes das estradas esburacadas da mais bela das ilhas. Ficará a memória e certamente o já vasto registo fotográfico, testemunhas da grandeza destes ícones duma época de sonhos desfeitos e, sobretudo, da grandeza de um povo. Porque tive o privilégio de ver sofrer Cuba, esta é a minha contribuição.


Volkswagen "carocha" vermelho no Malecón.

*

Algumas galerias com fotografias de automóveis cubanos:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...